Cresce cada dia mais a discussão acerca do ensino bilíngue no país, bem como a importância dada para essa pauta.
E isso porque a influência do bilinguismo na formação das crianças tem se tornado não apenas uma forma de compor e diversificar processos de ensino-aprendizagem, bem como tornar rico e diversificado o currículo previsto para os alunos das séries fundamentais.
Para consolidar ainda mais essa pauta, a Universidade de São Paulo desenvolveu uma pesquisa que comprovou que o ensino bilíngue aumenta o foco das crianças em ambientes com diversos estímulos.
De acordo com o estudo, a educação bilíngue apresenta vantagens como:
- crescente no repertório cultural e ampliação dos horizontes;
- desenvolvimento de competências que estimulam a comunicação efetiva;
- aumento do foco das crianças, observado por meio de experimentos com estímulos diversos;
- influência direta no desenvolvimento de mecanismos de atenção, aumento da memória e impacto na tomada de decisões em temas variados.
É muito mais fácil construir o bilinguismo na infância
Diversos estudos mostram que é muito mais fácil que o cérebro humano absorva informações e registre influências do seu ambiente no período da infância.
Isso acontece porque é nessa fase da vida que o ser humano consegue fixar memórias e conceitos com mais intensidade – e as crianças possuem maior facilidade para compreender e reproduzir sons, habilidades essenciais para o aprendizado de uma nova língua.
Além disso, as crianças são mais abertas a viver novas experiências e se aventurar em propostas desconhecidas, deixando de lado o medo de errar, questionar, e ainda se sentem confortáveis em interagir e desenvolver habilidades que influenciam no processo de aprendizagem.
O que a BNCC diz sobre o bilinguismo?
Em seu conjunto de competências gerais, a Base Nacional Comum Curricular destaca a importância do Inglês para desenvolvimento da interdisciplinaridade, fazendo o uso do idioma tendo como base o conteúdo das diversas outras disciplinas apresentadas no currículo da educação básica.
Ainda, a Base destaca a educação bilíngue como importante ferramenta para o enriquecimento cultural da criança desde cedo, contribuindo para o desenvolvimento da consciência metalinguística e do pensamento analítico.
Com a palavra da própria BNCC:
“A língua é legitimada como uma oportunidade de acesso ao mundo globalizado e um conhecimento que o aluno precisa para exercer a cidadania e ampliar suas possibilidades de interação em diversos contextos.”
(BNCC, p. 199)
O ensino da língua inglesa para tornar diversos meios muito mais acessíveis
O inglês é a língua responsável por integrar culturas e diversas representações artísticas – por isso é tão comum que a criança tenha contato muito cedo com o idioma, por meio das redes sociais, filmes e séries, jogos, e uma série de outros itens midiáticos.
A valorização dessa aproximação cultural dentro das escolas, só estimula o interesse dos pequenos em aprender a língua, e prepará-los para as diversas oportunidades que se abrem para falantes do inglês.
Wings tem o compromisso de tornar o inglês acessível para alunos de escolas públicas por meio de metodologias comprovadas e realmente eficientes: vem conversar com a gente para levar o ensino da língua estrangeira para a sua instituição!