Educação integral: but make it English!

De acordo com as diretrizes da BNCC, a Base Nacional Comum Curricular, o ensino da língua inglesa é um componente fundamental na educação básica — e não só da forma tradicional que estamos acostumados.

Agora, o foco é o ensino do idioma como língua franca, ou seja, a imersão no Inglês não somente em habilidades gramaticais e linguísticas, mas como representação cultural e instrumento essencial no exercício da globalização.

O Inglês está entre os 10 idiomas mais falados do mundo, e é a modalidade de comunicação básica para relações profissionais e comerciais, presente em empresas, relações públicas, políticas, e mais uma série de outros contextos.

Apenas com essa apresentação básica já é possível afirmar que o ensino dessa língua é fundamental para preparar nossas crianças para o futuro e facilitar a integração no mercado de trabalho, certo?

Uma das formas de tornar o Inglês ainda mais presente e valorizado na educação básica é por meio da educação integral, com as disciplinas recebendo mais horas de teoria e prática no ano letivo.

A língua inglesa como importante componente integral

De acordo com a Revista Educação, o Inglês, até 2025, se tornará parte do PISA, o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes, e também a principal avaliação educacional do mundo.

O idioma é defendido como uma importante ferramenta de compreensão intercultural e cooperação global, e seu ensino se tornou uma necessidade na maior parte dos países, começando desde cedo.

Declarações como essa chamam a atenção para a valorização do ensino da língua que, muitas vezes, é subestimado e não é aplicado nas escolas da forma correta.

Na maioria das escolas públicas do país, o Inglês tem carga horária mínima obrigatória e, em grande parte das instituições, não segue uma metodologia precisa para ser praticado com os alunos.

Soluções como Wings, aliado a iniciativas como a implementação do ensino do Inglês na educação integral, podem trazer resultados muito mais satisfatórios no aprendizado do idioma na educação básica.

Implementando um ensino integral bilíngue na sua escola

Oferecer aos estudantes a possibilidade de aprender inglês em período integral abre maiores possibilidades no aprendizado e na prática do idioma.

Uma maior carga horária do ensino na língua, por meio de atividades além da teoria, proporcionam uma imersão completa no idioma e demais fatores de influência do aprendizado, exercitando um caráter didático de língua franca, como previsto pela BNCC.

Além disso, os estudantes, com maior contato com a língua, ficam mais engajados com projetos interculturais, e motivados por uma metodologia de aprendizado que acaba se tornando muito mais divertida e satisfatória.

A comunidade local também pode se beneficiar do Inglês na educação integral: os pais valorizam instituições com projetos que, desde cedo, começam a preparar seus filhos para o futuro, com uma base sólida e equivalente ao ensino em escolas particulares.

Wings acredita no poder transformador do ensino do Inglês e quer ajudar a sua escola a oferecer educação de qualidade na sua cidade — clique aqui para conhecer nossas soluções!

Para mais dicas e conteúdos relevantes, acesse aqui nosso blog.

It’s vacation time!

Férias de julho chegando e você querendo saber como praticar seu inglês e relaxar ao mesmo tempo? Wings te ajuda!  Assista (ou reveja) seus filmes

Leia mais

Fique por dentro de nossas novidades