Variações do Inglês ao redor do mundo: muito além do Inglês americano!
Quando falamos da língua inglesa, o primeiro e inevitável pensamento que temos é o do Inglês falado em território estadunidense: somos automaticamente levados aos costumes e variações americanas, suas tradições e regras linguísticas.
É como se os EUA tivessem inventado o idioma que é o mais falado do mundo!
A verdade é que esse é um estigma propagado, principalmente, pela globalização e pela influência dos Estados Unidos — mas a língua inglesa está longe de ser somente a falada na terra do Tio Sam.
A proposta para o ensino do Inglês como língua franca, um dos pilares de Wings, agora adotada e defendida pela BNCC, é justamente desmistificar essa opinião formada acerca do idioma.
O Inglês é falado no mundo todo, carregado de sotaques e variações, e apesar do destaque dado aos americanos, existem diversos outros países com a língua inglesa como idioma oficial, carregando uma bagagem sociocultural que influencia diretamente na língua.
Por isso, que tal conhecermos mais sobre as outras variações desse idioma, bem como os pontos no globo onde ele é a premissa básica de comunicação?
Tipos de Inglês falados ao redor do mundo — não é só a língua dos EUA!
O Inglês americano é o dialeto mais conhecido e mais usado do mundo, mas isso não determina que a língua é exclusividade dessa região.
Confira abaixo outros tipos de Inglês que são igualmente influentes:
Inglês canadense
Mesmo geograficamente muito próximo do solo americano, o Inglês falado no Canadá tem suas particularidades.
Devido à forte influência migratória, o inglês canadense tem uma série de variações e um sotaque carregado, principalmente devido ao seu contexto histórico vinculado à Inglaterra e à França.
Por isso, o Inglês falado por lá é uma mistura com o Francês e, também, com o Aborígene.
Inglês britânico
Famoso pelo seu sotaque forte, o Inglês falado na terra da rainha é facilmente reconhecido por ter uma fonética bem diferente do Inglês americano, principalmente devido à influência histórica do anglo-saxão, que é o Inglês antigo.
Ainda, o vasto território britânico abre espaço para mais variações de sotaques, e dentro do país é possível encontrar uma série de tipos de Inglês diferentes na pronúncia.
Indo até lá, é possível escutar variações da língua como:
- Inglês do sul;
- Inglês do norte;
- Inglês de Londres;
- Inglês gaélico escocês;
- Inglês escocês padrão;
- e diversos outros.
Inglês sul-africano
Devido à colonização britânica na maior parte do território africano, especialmente o sul da África, o continente como um todo tem grande parcela de falantes do Inglês como língua oficial — com suas características e particularidades únicas.
A pronúncia do Inglês aqui tem fortes semelhanças com o Inglês britânico, mas ainda carrega similaridades com o Holandês.
Além disso, a África é um verdadeiro berço de dialetos; por isso, o Inglês dessa região ainda é fortemente influenciado pelos idiomas africanos, como o africâner, o ndebele, zulu, e outros.
Inglês australiano
Lá do outro lado do globo, o território australiano também tem o Inglês como língua oficial, e talvez pela distância geográfica das principais culturas do ocidente fica mais difícil exportar aspectos culturais dessa variação linguística.
Dentro do país, existem variações linguísticas divididas em classes:
- broad;
- general; e
- cultivated australian.
O sotaque do Inglês australiano é fortemente carregado, e é possível perceber o apego deles por certas palavras indígenas; o mesmo pode ser dito do Inglês da Nova Zelândia.
Viu só como existem diversas variações da língua inglesa, indo muito além dos EUA? E olha que só citamos uma pequena parcela delas!
Quer conferir mais conteúdos assim? Confira aqui o blog completo de Wings.