Equipamentos e materiais didáticos: um guia completo do MEC
Para que as aulas na rede pública sejam ministradas com eficiência, garantindo o cumprimento de todas as necessidades pedagógicas, é importante que os professores estejam cientes de quais equipamentos e materiais didáticos são requisitados.
O Ministério da Educação, pensando em ajudar educadores e gestores nessa demanda, produziu uma cartilha completa, que lista quais os equipamentos didáticos básicos para uso nas escolas brasileiras.
São materiais que devem fazer parte da estrutura desde a educação infantil até o EJA (Educação de Jovens e Adultos), contemplando, também, os equipamentos necessários para a educação especial.
A ideia da cartilha é apresentar aos educadores maiores possibilidades para o cumprimento da metodologia educacional nas escolas públicas, por meio do uso e conservação desses materiais.
Trouxemos aqui, neste artigo, uma síntese sobre os principais equipamentos didáticos propostos para a educação infantil, bem como a reflexão acerca da importância do uso deles.
Acompanhe a leitura abaixo para saber mais!
A sala de aula como espaço educativo de convivência
Além de apresentar conceitos acerca dos materiais didáticos a serem usados em sala de aula, a cartilha do MEC traz apresentações interessantes acerca da metodologia a ser aplicada em sala de aula.
Uma pesquisa interessante, apresentada pela FEB, destrincha a forma como o ser humano consegue aprender, com base em estímulos externos, e chega a conclusão de que nós retemos:
- 10% do que lemos;
- 20% do que escutamos;
- 30% do que vemos;
- 50% do que vemos e escutamos;
- 70% do que ouvimos, e depois discutimos;
- 90% do que ouvimos, e depois realizamos.
Esse tipo de conclusão é interessante para entender que as aulas, além de deverem ser proporcionalmente preparadas para equilibrar teoria e prática, também não devem depender somente da estrutura oferecida pela escola.
O trabalho deve ser conjunto: a didática do professor em parceria com os equipamentos necessários para o melhor desempenho das funções.
Equipamentos didáticos na educação infantil
Dentro da perspectiva das necessidades da educação infantil, os eixos principais que direcionam os materiais necessários são:
- música;
- natureza;
- sociedade;
- movimento;
- matemática;
- artes visuais;
- linguagem oral e escrita.
Logo, as atividades trabalhadas com esses materiais devem levar em consideração esse guia básico de pilares, que são apresentados com base em estudos feitos para favorecer as condições de inserção da criança em sociedade, bem como estimular o seu desenvolvimento educacional.
Ainda, dividindo a demanda de materiais didáticos essenciais para a educação infantil, a apresentação dos equipamentos se dá por faixa etária, sendo:
0 a 3 anos: espaço de exploração a aprendizagens | recursos adaptados para essa idade, higienizados de forma frequente e consciente, além de atividades que estimulam o neural e o sensorial dos pequenos |
4 a 5 anos: espaço para criar, brincar e conhecer | aqui, os equipamentos devem estar voltados para o sistematizado e intencional; é interessante o investimento em salas-ambiente, e cantinhos destinados às áreas específicas do conhecimento, como “cantinho da leitura” |
Acessando a cartilha completa de equipamentos e materiais didáticos do MEC, você pode conferir as opções e sugestões completas de estrutura sugerida pelo Ministério para o exercício do processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas.
Wings é uma solução completa desenvolvida com foco nas necessidades do dia a dia de ensino nas escolas públicas, e oferece um material completo para o aprendizado do Inglês na Educação Infantil e nos Anos Iniciais!
Por meio de um student’s book interativo, Wings traz uma proposta didática com base na metodologia de English is fun: aprendizagem lúdica, com avaliação formativa e contínua, e exposição massiva ao idioma.
Fale com nossos consultores para saber como levar Wings para a sua instituição!
Para mais conteúdos como esse, acesse aqui o blog completo de Wings e confira nossos posts!