Wings leva a sério a importância da leitura no aprendizado das crianças, e defende iniciativas que envolvem práticas literárias, incentivando o contato dos pequenos com histórias e ilustrações.
Uma das formas que trazemos esse suporte ao hábito da leitura é por meio do nosso Clube do Livro: Wings compartilha indicações de livro para você abordar em sala de aula com seus estudantes, aliando o Inglês à leitura!
No artigo de hoje, trazemos o clássico de Dr. Seuss: The Cat in The Hat, a história atemporal do famoso autor infantil, que com a criação de um dos gatos mais famosos da literatura estadunidense, levou sua história a ser traduzida em dezenas de idiomas, e é um dos livros infantis mais vendidos de todos os tempos.
A história do Gatola, o personagem principal de The Cat in The Hat
Theodore Geisel, pelo pseudônimo de Dr. Seuss, deu vida às histórias do Gatola, o Gato na Cartola que aparece para os irmãos Sally e Conrad em um dia chuvoso e bem entediante, onde as crianças não têm nada para fazer.
Gatola é um gatinho esquisito: antropomórfico, alto, com aspectos de gato, mas com aparência um pouco humana, o gato usa um chapéu listrado de vermelho e branco, e um laço vermelho como gravata.
No entanto, a sua aparência é cativante logo de cara, e seu jeito divertido e sua facilidade para inventar brincadeiras inusitadas e empolgantes logo fascinam as crianças que, junto com o gato, transformam o dia de chuva em uma aventura sem igual!
Gatola sugere brincadeiras um tanto malucas e faz a maior das bagunças na casa das crianças, com suas habilidades artísticas e de malabarismo — e as ilustrações presentes no livro e que acompanham a história são fundamentais para dar essa profundidade à leitura.
Ainda, a história de Gatola e das crianças que o acompanham é descrita de forma ritmada, com rimas que dão fluidez à leitura, o que ajuda na construção de vocabulário dos leitores, e ainda torna a contação da história muito mais dinâmica.
Todo esse formato original e divertido contribui para que The Cat in The Hat tenha se consolidado, com o passar dos anos, como um grande clássico da literatura infantil.
Como The Cat in The Hat pode ser um grande aliado em sala de aula
A forma como a história do Gatola é conduzida na narrativa do livro é o grande diferencial desse exemplar, que é indicado para crianças acima de 7 anos, e que promove um contato contextual e leve com a língua inglesa.
Usar a história de Dr. Seuss em um momento de leitura junto aos seus alunos pode ser uma boa alternativa à metodologia tradicional de ensino da língua, pois:
🐈 É uma leitura com rimas, que expande o vocabulário de forma divertida;
🐈 Ideal para crianças que estão no processo de aprendizado e prática da língua inglesa;
🐈 O ritmo da leitura é bem “chiclete” fixando na mente e facilitando a reprodução do vocabulário;
🐈 As ilustrações são ricas, coloridas, e ajudam a compor o cenário da história de forma criativa, e podem servir de referência para outras atividades a serem trabalhadas em sala de aula.
The Cat in The Hat pode ser uma ótima opção de atividade para as suas aulas de Inglês: e é possível adquirir o livro, em formato físico e digital, aqui na Amazon.
Já utilizou essa história nas suas aulas? Não deixe de compartilhar conosco aqui nos comentários!
Confira o blog de Wings para mais conteúdos que vão contribuir com a preparação e didática das suas aulas, clicando aqui.